BRASIL

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

O Brasil é um país que integra a América do Sul.

O Brasil está localizado na América do Sul. Ele faz fronteira com outros 10 países diferentes. Assim, as fronteiras do  país só não estão localizadas ao lado de dois países da América do Sul: Chile e Equador. Observe o mapa ao lado:

A abundância territorial faz com que o Brasil tenha quatro fusos, uma vez que no sentido leste-oeste é bastante extenso. Por esses aspetos é considerado um país com dimensão continental.


Localização Geográfica Brasil
Localização Geográfica Brasil

POPULAÇÃO E ÁREA

Afinal, qual a população atual do Brasil?

De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil apresenta atualmente uma população de 209.5 milhões habitantes. Essa quantidade faz do país a quinta nação mais populosa do planeta, ficando atrás apenas da China, Índia, Estados Unidos e Indonésia, respetivamente.


Fonte: IBGE CENSO 2000
Fonte: IBGE CENSO 2000

CLIMA

CLIMA BRASIL
CLIMA BRASIL

Para estabelecer o clima de um lugar é necessário analisar os fenómenos atmosféricos durante um período de, aproximadamente, 30 anos. O clima está diretamente relacionado com a formação vegetal.

No território brasileiro ocorre uma grande diversidade climática, pois o país apresenta grande extensão territorial com diferenças de relevo, altitude e dinâmica das massas de ar e das correntes marítimas, todos esses fatores influenciam no clima de uma região.


MEIO AMBIENTE

O Brasil é um dos principais atores nas discussões internacionais sobre o meio ambiente.

As características naturais do país  tornam-no uma referência no tema: o Brasil conta com a maior biodiversidade do mundo; a maior extensão de floresta tropical e 12% das reservas de água doce do planeta.

Como país em desenvolvimento, o Brasil defende também a necessária conciliação entre a conservação do meio ambiente, a erradicação da pobreza e o desenvolvimento económico. Essa visão, consolidada no conceito de desenvolvimento sustentável, tem levado a resultados expressivos no Brasil, como a queda nas taxas de desflorestação, a expansão das matrizes energéticas limpas e o aumento da produção e da produtividade agrícola.

MEIO AMBIENTE BRASIL
MEIO AMBIENTE BRASIL

RELIGIÕES NO BRASIL
RELIGIÕES NO BRASIL

RELIGIÃO

  • Católica: 50%
  • Evangélica: 31%
  • Não tem religião: 10%
  • Espírita: 3%
  • Umbanda, candomblé ou outras religiões afro-brasileiras: 2%
  • Outra: 2%
  • Ateu: 1%
  • Judaica: 0,3%



TURISMO NO BRASIL
TURISMO NO BRASIL

TURISMO

O Brasil é um país com enorme potencial turístico devido à  diversidade cultural e, principalmente, das belezas naturais do imenso território, mas esse potencial ainda não foi explorado totalmente. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, no entanto, isso tem mudado. Entre os anos de 1995 a 2000, houve um aumento significativo no número de turistas que visitaram o Brasil, mudando o ranking de 43o para 29o, sem contar o turismo interno que gera um fluxo aproximado de 26,6 milhões anualmente.


EDUCAÇÃO NO BRASIL
EDUCAÇÃO NO BRASIL

EDUCAÇÃO

Ao propor uma reflexão sobre a educação brasileira, vale lembrar que só em meados do século XX o processo de expansão da escolarização básica no país começou, e que o seu crescimento, em termos de rede pública de ensino, se deu no fim dos anos 1970 e início dos anos 1980.

O Brasil ocupa o 53º lugar em educação, entre 65 países avaliados (PISA).




GASTRONOMIA BRASILEIRA
GASTRONOMIA BRASILEIRA

GASTRONOMIA

A gastronomia brasileira é tão diversificada como o seu povo. Com fortes contribuições indígenas, africanas e mais a influência colonizadora e dos povos imigrantes, não podia ser de outra forma.

Sendo assim, a melhor forma de conhecer a riqueza da comida típica brasileira é separando suas regiões geográficas, que agregam fatores e influências históricas em comum. Então, confira agora 15 pratos tipicamente brasileiros, separados por suas regiões geográficas, para você saborear e conhecer!



TRAJES TÍPICOS BRASILEIROS:

-O brasileiro veste-se de um modo muito particular. É claro que as tendências mundiais da moda também estão presentes no Brasil, mas as diversas regiões brasileiras sempre acabam incorporando alguns detalhes bem locais ao vestuário.

-De uma maneira geral, o brasileiro gosta de se vestir com mais cores, principalmente na região nordeste do Brasil, onde o clima tropical é soberano. Já em São Paulo, as pessoas optam por roupas mais clássicas e sociais, principalmente para trabalhar.

REGIÃO NORTE:

  • Região Norte do Brasil é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • O povo do norte do Brasil é muito alegre e, por isso, as roupas são coloridas e vivas.
  • Muito usado pulseiras, colares.


VISUAL:

REGIÃO NORDESTE:

  • A região Nordeste brasileiro é formado pelos estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
  • A cultura do Nordeste brasileiro é muito rica e repleta de ícones, como as baianas, os cangaceiros e os dançarinos de frevo.

REGIÃO SUL:

  • A região suL do Brasil é formada pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


VISUAL:



REGIÃO SUDESTE:

  • A região sudeste do Brasil é formada pelos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.
  • As principais manifestações que influenciam a cultura e as vestimentas da região sudeste são o samba, o sertanejo, os congados, reisados, lundus e a música caipira.

VISUAL:

VISUAL:

REGIÃO CENTRO-OESTE :

  • A região centro-oeste do Brasil é formada pelos estados de: Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
  • Mais comum é encontrar pessoas vestidas com calça jeans desbotada, camisa, se conservando o lenço de cor que peões e boiadeiros levam atado ao pescoço, o cochipó.

VISUAL:

TRAJES FOLCLÓRICOS:


OS PRIMEIROS ANOS DO BRASIL

A história do Brasil foi profundamente marcada pelo período de colonização que influenciou na formação política e territorial do Brasil. 

O período que vai de 1500, data da chegada de Pedro Álvares Cabral, até 1530; é denominado pelos historiadores de período pré-colonial. Nestes primeiros trinta anos, o Brasil foi objeto de pouco interesse para Portugal, que estava mais interessado no lucrativo comércio de especiarias com as Índias, além de não dispor de homens suficientes para povoar todas as regiões descobertas.

Um outro motivo para explicar o esquecimento ao qual se relegou o Brasil foi a falta de conhecimento do novo território, principalmente no que se refere à existência riquezas que poderiam ser exploradas. Ainda assim, enviaram-se as expedições exploratórias de Gaspar de Lemos, em 1501; e a de Gonçalo Coelho, em 1503; navegadores que fizeram o levantamento do litoral brasileiro, realizando observações e descrições sobre suas características geográficas. A economia pré-colonial baseou-se na extração e comércio do pau-brasil, madeira avermelhada encontrada no litoral brasileiro, que já era bastante conhecida na Europa. Dela extraíam-se corantes que eram utilizados para tingir tecidos.

Pau-brasil - Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia
Pau-brasil - Extrativismo foi a primeira atividade econômica da colônia
HINO DO BRASIL
HINO DO BRASIL

Os nomes do Brasil:

Antes de receber o nome de Brasil, ele teve oito nomes:

  • Pindorama (nome dado pelos indígenas);
  • Ilha de Vera Cruz, em 1500;
  • Terra Nova em 1501;
  • Terra dos Papagaios, em 1501;
  • Terra de Vera Cruz, em 1503;
  • Terra de Santa Cruz, em 1503;
  • Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
  • Terra do Brasil, em 1505;
  • Brasil, desde 1527.

E porquê Brasil?

O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era retirada das matas na costa brasileira a madeira da Caesalpinia echinata, chamada popularmente de pau-brasil. Desta madeira era extraída uma resina de cor vermelha cor-de-brasa, Brasil, que era usada para tingir tecidos.


Foto do Pau-Brasil cortado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro
Foto do Pau-Brasil cortado no Jardim Botânico do Rio de Janeiro

A coloração vermelha, é própria da espécie, por isso o nome de Brasil, pois refere-se a cor de brasa.


CURIOSIDADES SOBRE O BRASIL:

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora