Bem vindo!

Cabo verde 

Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4000 quilómetros quadrados.


Banco de empresário de Macau avança em Cabo Verde – MacauhubCabo Verde conta já com 122 casos positivos de Covid-19 — dnoticias.pt

G1 > Mundo - NOTÍCIAS - Tranquilidade e 'morabeza' conquistam brasileiros  em Cabo VerdeCABO VERDE ⋆ Consumare

Religião

Os cabo-verdianos são, na sua maioria, cristãos (mais de 95%), com os católicos representando 85% da população religiosa. Outras denominações cristãs também estão implantadas em Cabo Verde, com destaque para os protestantes da Igreja do Nazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmons), a Congregação Cristã em Cabo Verde, Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová e outros grupos pentecostais e adventistas.



Religião em Cabo Verde – Wikipédia, a enciclopédia livreCultura cabo verdiana e tradições de Boa Vista Cabo Verde - Boa Vista - Cabo  Verde


Culinária

A dieta de Cabo Verde é principalmente baseada em peixes e alimentos básicos como o milho e o arroz. Os vegetais disponíveis durante a maior parte do ano são batatas, cebolas, tomates, mandioca, repolho, couves e feijões secos. Frutas como bananas e papaias estão disponíveis durante todo o ano, enquanto outras, como mangas e abacates, são sazonais.

Um prato popular servido em Cabo Verde é a cachupa, um cozido de milho, feijão e peixe ou carne. Um aperitivo comum é o pastel, geralmente recheado com carne ou peixe.


Cachupa Rica de Cabo Verde - Receitas e Menus ©Gastronomia Cabo-verdiana: Origem da comida tradicional de Cabo Verde


Educação

Embora o sistema educativo cabo-verdiano seja semelhante ao sistema português, ao longo dos anos as universidades locais têm cada vez mais passado a adotar o sistema educacional americano; por exemplo, todas as dez universidades no país oferecem programas de bacharelato de 4 anos, em vez de programas de graduação de 5 anos como em Portugal. O país tem o segundo melhor sistema educacional na África, depois da África do Sul. O ensino primário em Cabo Verde é obrigatório e gratuito para as crianças com idades entre 6 e 14 anos.

Em 2011, a taxa de escolarização líquida no ensino primário foi de 85%.Cerca de 90% do total população com mais de 15 anos de idade é alfabetizada e cerca de 25% da população tem um diploma universitário; 250 desses recém-formados têm diplomas de doutoramento em diferentes áreas académicas. Livros didáticos foram disponibilizados para 90% das crianças em idade escolar e 98% dos professores participaram de formação de outros professores.



Covid-19: Ano letivo em Cabo Verde arranca em 01 de outubro - Plataforma  MediaCabo Verde: Alunos aprendem com manuais cheios de erros | Cabo Verde | DW |  03.10.2017

Saúde 

A população de Cabo Verde é uma das mais saudáveis em África. Desde a sua independência, o país tem melhorado muito os seus indicadores de saúde. Além de ter sido promovido ao grupo de países de "desenvolvimento médio" em 2007, deixando a categoria países menos desenvolvidos (sendo apenas a segunda vez que isso aconteceu a um país.[38]) Cabo Verde é atualmente o nono país africano mais bem classificado no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).



Ministério da Saúde lança concurso para recrutamento de FarmacêuticosComunicado: Evacuações Médicas para Portugal | Governo de Cabo Verde

Cultura


Em todos os seus aspetos, a cultura de Cabo Verde caracteriza-se por uma miscigenação de elementos europeus e africanos. Não se trata de um somatório de duas culturas, convivendo lado a lado, mas sim, um terceiro produto, totalmente novo, resultante de um intercâmbio que começou há quinhentos anos.

O caso cabo-verdiano pode ser situado no contexto comum das nações africanas, no qual as elites, que questionaram a superioridade racial e cultural europeia e que, em alguns casos, empreenderam uma longa luta armada contra o imperialismo europeu e pela libertação nacional, utilizam hoje o domínio dos códigos ocidentais como principal instrumento de dominação interna.


música 

O povo cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, bem expressa nas manifestações populares como o Carnaval de Mindelo, cuja importância faz com que a cidade seja conhecida nos dias dos festejos momescos como "Brazilim" (ou "pequeno Brasil"). Na música, há diversos géneros musicais próprios, dos quais se destacam a morna, o funaná, a coladeira e o batuque. Cesária Évora foi a cantora cabo-verdiana mais conhecida no mundo, conhecida como a "diva dos pés descalços", pois assim gostava de se apresentar no palco.


Danças tradicionais de Cabo Verde para conhecer – Abraço CulturalCesária Évora parte e deixa a ″sôdade″ | NOTÍCIAS | DW | 19.12.2011

desporto

A formação desportiva mais bem sucedida do país é a Seleção Cabo-Verdiana de Basquetebol, que ganhou a medalha de bronze no Afrobasket de 2007 da FIBA, depois de vencer o Egito em seu último jogo. O jogador mais conhecido do país é Walter Tavares, que teve passagem pela NBA e hoje joga pelo Real Madrid da Espanha.

Cabo Verde é famoso pelo windsurf e kiteboarding. A equipa de futebol nacional de Cabo Verde, apelidada de "Tubarões Azuis" ou "Crioulos", é a Seleção Cabo-Verdiana de Futebol e é controlada pela Federação Cabo-Verdiana de Futebol. A equipa jogou no Campeonato Africano das Nações em 2013 e 2015.

O país competiu em todas os Jogos Olímpicos de Verão desde 1996.




Saber mais:

Hino-  https://www.parlamento.cv/simbolosnacionais/portfolio/hino-nacional-de-cabo-verde/index.html

Dança-https://www.abracocultural.com.br/dancas-cabo-verde/ 

Visitar-https://www.destinoseviagens.com/melhores-praias-cabo-verde-sal-boavista/ 

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora