Gana
welcome(seja bem vindo)
Gana situa-se no Golfo da Guiné, na África Ocidental. Com cerca de 29,77 milhões de habitantes, faz fronteira com Togo a este, com a Costa do Marfim a oeste e com Burkina Faso a norte. A capital é Acra. Tem uma área de 238 533Km2.
![](https://8c723b3094.cbaul-cdnwnd.com/9556a35962393f77d7e0e056798fdc04/200000564-719e2719e5/cidadania.jpg?ph=8c723b3094)
Escolaridade
Taxa de alfabetização:76,6% Homens:82% Mulheres:71,4%
Inscrições na escola primária:
Inscrições na escola secundária:
Religião
Cristianismo-70,34%
Islão-17,60%
Animismo-5,30%
Outras-0,70%
Sem religião-6%
Cultura
Na Cultura do Gana é bem visível a presença atual do tecido conhecido como kente, que é amplamente reconhecido pelas suas cores , simbolismo e história para a sociedade. O kente é feito por habilidosos tecelões ganeses, e os principais centros de tecelagem situam-se à volta da cidade de Kumasi. Após a independência, a música do Gana floresceu, particularmente um estilo dançante chamado Highlife, que é muito tocado nos bares e clubes do país. Muitos ganeses são adeptos da percussão, e não é incomum escutarem-se tambores sendo tocados em eventos sociais. A principal religião é o cristianismo e tem mais de setenta grupos étnicos.
Gastronomia
A culinária de Gana tem influência de vários países, devido à colonização do continente africano. Frutas, legumes e farinha são alguns dos elementos básicos da cozinha do país.
Pratos típicos do Gana :
Fufu:
É feito de alimentos ricos em amido, geralmente de mandioca ou inhame que são triturados numa massa pegajosa. A bola de amido de puré é servida em sopa ou guisado. A coisa mais importante a saber sobre o fufu é a forma como o devemos comer! Não é com um garfo e uma colher. Em vez disso, arregaçamos as mangas e usamos as mãos,o dedo médio fica para cortar um pedaço de fufu. Em seguida, usamos o polegar para criar um buraco e mergulhar os nossos dedos na sopa utilizando o fufu como uma colher.
Kelewele : É banana frita temperada com especiarias como gengibre e pimenta caiena.
Idioma
Gana é um país multilingue no qual cerca de oitenta línguas são faladas. Dessas, a língua inglesa, que foi herdada da era colonial, é a língua oficial e língua franca. Existem nove línguas patrocinadas pelo governo. Elas são apoiadas pelo Departamento de Línguas do Gana, que foi criada em 1951 . Durante os períodos em que as línguas ganesas foram utilizadas no ensino primário, estas foram as línguas utilizadas. Todas as onze línguas pertencem à família de línguas Níger-Congo, embora a vários ramos diferentes.