
(seja bem-vindo)
ITÁLIA Impariamo ! (vamos aprender ! )

Localização e Fronteiras
Itália oficialmente República Italiana (em italiano: Repubblica Italiana), é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovénia ao longo dos Alpes. A parte sul consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam pertencem ao território italiano.

Área e população
BANDEIRA DE ITÁLIA

HINO DE ITÁLIA
A ORIGEM DO NOME ITÁLIA

Segundo a Crusca, a origem do nome do país surgiu no extremo sul, na Calabria e deriva do vocábulo Italói, utilizado para dar nome aos Bezerros.
Pouco antes do nascimento de Jesus, no ano 5 a.C. o sul da Itália fazia parte da Magna Grécia. Naquela região existia uma tribo que tinha como principal característica a criação de bovinos. Por causa dessa característica da região que os gregos decidiram então apelidar carinhosamente (ou não) o povo local de ITAΛΟΣ (Italói).
Neste caso
Italia = "habitantes da terra dos bezerros".
Por outro lado, alguns historiadores acreditam que a palavra correta utilizada naquela época não seria bezerro mas sim touro.
Evolução da Itália como país
Roma, a capital italiana, foi durante séculos o centro político e religioso da civilização ocidental como a capital do Império Romano e sede da Santa Sé. Após o declínio dos romanos, a Itália sofreu inúmeras invasões de povos estrangeiros, desde tribos germânicas, como os lombardos e ostrogodos, aos bizantinos e, mais tarde, os normandos, entre outros.
Séculos mais tarde, a Itália tornou-se o berço do Renascimento, um movimento intelectual importante que se tornou parte integrante na formação do pensamento europeu.
A Itália moderna
No pós-guerra, com apoio dos Estados Unidos, o país passou a viver um período de crescimento. Ao mesmo tempo, aprofundavam-se as diferenças entre o norte mais rico e industrializado em relação ao sul, empobrecido e agrário. Em 2002, junto com outros países da comunidade europeia, a Itália trocou sua moeda tradicional, a lira, pelo euro.
A Itália moderna é uma república democrática, classificada como o 28º país mais desenvolvido do mundo e com índice de qualidade de vida elevado. O país possui um alto padrão de vida, elevado PIB per capita, bom nível de escolaridade pública e é uma nação altamente globalizada.
História da Itália
Para saber tudo sobre a Itália é preciso também compreender a história da Itália e como ela influenciou fortemente a cultura e o desenvolvimento social, tanto na Europa como no resto do mundo.
Foi o berço da civilização etrusca, da Magna Grécia, da civilização romana, da Igreja Católica, das repúblicas marítimas, do Humanismo e do Renascimento.
A Itália foi o lugar de nascimento de muitos artistas, cientistas, músicos, escritores e exploradores.
Entre os diversos povos da Antiguidade destacam-se os lígures, os vênetos e os celtas no norte, os latinos e os etruscos samnitas no centro, enquanto no sul prosperaram colónias gregas (Magna Grécia), e na Sardenha desde o segundo milénio a.C. floresceu a antiga civilização dos sardos.
Importância do Império Romano
O Império Romano foi um dos maiores impérios da história mundial e está entre as forças económicas, culturais, políticas e militares mais poderosas do mundo de seu tempo.

Clima
O clima da Itália é altamente diversificado. Na maior parte das regiões setentrionais e centrais do interior, o clima varia de subtropical húmido a continental e oceânico húmido. Em particular, o clima da região geográfica da Planície Padana é predominantemente continental, com invernos rigorosos e verões quentes.
Ambiente

Religião

Turismo
O turismo também é muito importante para a economia italiana: com mais de 37 milhões de turistas por ano em 2004, a Itália é classificada como o quinto principal destino turístico do mundo.

REGIÕES DE ITÁLIA

ECONOMIA
A Itália tem uma economia industrial diversificada e dividida. O norte do país é desenvolvido e industrializado, dominado por empresas privadas, e onde está localizado o centro financeiro do país, a cidade de Milão. Já o sul é menos desenvolvido, agrícola, dependente de subsídios públicos e com elevado desemprego.

SAÚDE

Estado italiano mantém um sistema de saúde pública universal desde 1978. No entanto, ele é fornecido a todos os cidadãos e residentes através de um sistema misto público-privado. A parte pública é o Servizio Sanitario Nazionale, que é organizado no âmbito do Ministério da Saúde e administrado numa base regional desconcentrada. As despesas de saúde na Itália foram responsáveis por 9,2% do PIB nacional em 2012, muito próximo da média dos países da OCDE de 9,3%.[192]
Em 2013, a UNESCO acrescentou a dieta mediterrânica da Itália (promotor), Marrocos, Espanha, Portugal, Grécia, Chipre e Croácia à lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade.
DESPORTO

O desporto mais popular na Itália é, de longe, o futebol. A equipa nacional de futebol da Itália (apelidada de Gli Azzurri) é uma das equipas mais bem sucedidas do mundo, já que venceu quatro Copas do Mundo da FIFA (1934, 1938, 1982 e 2006). Os clubes italianos conquistaram 48 grandes troféus europeus, o que torna o país o segundo mais bem-sucedido no futebol europeu. A principal liga de futebol de clubes da Itália é chamada de Série A e é considerada a terceira melhor da Europa e é seguida por milhões de fãs em todo o mundo.
Outros desportos coletivos populares na Itália incluem voleibol, basquetebol e rugby.
ESTRUTURA ECONÓMICA
A tabela que segue, é uma indicação da estrutura económica do país, mostrando a subdivisão do PIB a preços correntes do mercado em 2011, expresso em milhões de euros, entre as principais atividades económicas:
Educação
Escolas públicas X Escolas privadas
De acordo coma Constituição Italiana, o direito ao estudo gratuito é garantido a todos os cidadãos, sem distinção, até os mais altos níveis escolares.

Mas, o sistema de ensino na Itália abrange também escolas privadas.
A diferença é que na Itália, e, em grande parte dos países europeus, o ensino das escolas públicas é um ensino de qualidade (a maioria das escolas privadas são para crianças que precisam de um acompanhamento especial). Crianças entre 6 e 14 anos não podem ficar sem estudar, e os pais que deixarem os filhos fora da escola podem até ter que pagar multas.
O filhos de imigrantes, se estiverem a viver na Itália, também são obrigados a estudar e, no caso dos alunos que não tem domínio da língua italiana, eles recebem ajuda de um professor que o apoiará no aprendizagem e na integração com os colegas.
O Sistema de ensino na Itália
Vamos falar um pouco da estrutura da escola italiana. A escola na Itália é dividida em fases.
- Educação Infantil ou Pré-Escola (Asilo) 2½ - 5/6 anos
- Escola Primária (Elementare) 5/6 - 10/11 anos
- Escola Secundária (Media e Superiori) 10/11 - 18-19 anos
- Escola Superior (Universitá) 18/19 - 23/24
Arte e cultura italiana
É praticamente impossível pensar em alguma área da cultura e da arte em que a Itália não tenha uma influência importante. A música, pintura, escultura, arquitetura, moda, design, gastronomia e o cinema dizem tudo sobre a Itália.
O país abriga pelo menos 50 patrimónios da humanidade, que incluem monumentos, prédios e cidades. Entre eles, o Coliseu em Roma, o Duomo de Milão, o centro histórico de Florença, a Torre de Pisa, o sítio arqueológico em Pompeia, a cidade de Veneza.
Arquitetura
Há nomes bastante conhecidos na área da Arquitetura, como Donato Bramante, Gian Bernini, Francesco Borromini, que exploraram técnicas, proporções e materiais que fizeram história.
Arquitetura italiana: 8 características que compõem seu estilo
1. Traçado clássico
2. Estilo toscano
3. Móveis simples, sólidos e funcionais
4. Igrejas barrocas
5. Tetos de abóbada
6. Cúpulas nas igrejas
7. Arcos do triunfo
8. Releitura da Roma Antiga
Literatura
Um sem número de clássicos da literatura e da política foram escritos por nomes italianos, como Dante Alighieri, Maquiavel, Boccaccio, Umberto Eco, Giambattista Vico e Antonio Gramsci.
A literatura italiana é a produção literária que se desenvolveu na língua italiana, no latim (medieval, humanístico e latino renascentista), na siciliana (cuja escola poética teve notável influência no desenvolvimento da escrita medieval toscana), na toscana (que, com sua variedade florentina, por sua vez deu origem ao italiano) e, em menor medida, em outras línguas e dialetos nativos.
Após o florescimento, no século XIII , da escola siciliana e do dolce stil novo toscano, o italiano atingiu a sua primeira maturidade graças às grandes criações literárias dos escritores do século XIV ( Dante Alighieri , Francesco Petrarca e Giovanni Boccaccio ), começando a se espalhar pela Itália e pelo resto da Europa. No século XV e especialmente no século XVI , com a internacionalização da Renascença , a literatura e a língua italiana espalharam-se ainda mais rapidamente do que no período anterior em todo o mundo ocidental. Naquela época, a língua italiana (denominação que passou a prevalecer, durante o século XVI, sobre qualquer outra) havia deixado de se identificar plenamente com a vulgar florentina 2 e, graças ao alto nível de sua literatura, aos poucos se consolidou como uma das grandes línguas da cultura na Europa da época.
Pintura
A pintura italiana ocupa, na história da arte, um lugar singular tanto pela variedade de seus géneros artísticos quanto pelo alcance de sua produção.
Música
A música da Itália inclui diversos ritmos tradicionais como a tarantela, obras-primas da ópera como as de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Gioacchino Rossini e da música erudita Antonio Vivaldi, Domenico Scarlatti e Arcangelo Corelli.
Cinema
O cinema italiano também exerceu grande influência com o movimento do neorealismo, que revelou grandes diretores como Roberto Rossellini, Vittorio De Sica e Luchino Visconti. Outros diretores se incluem como os maiores mestres da sétima arte, como Michelangelo Antonioni, Federico Fellini, Sergio Leone, Pier Paolo Pasolini, Ettore Scola, Bernardo Bertolucci, Mario Monicelli, Giuseppe Tornatore, Dino Risi, Marco Bellocchio, e mais recentemente, Nanni Moretti.
No campo das artes, Sophia Loren, Gina Lollobrigida, Marcello Mastroianni, Vittorio Gassman, Anna Magnani, Monica Vitti, Roberto Benigni são alguns dos atores mais conhecidos de todos os tempos.
Refeições italianas
As refeições italianas consistem em três a quatro pratos. O antipasto é seguido pelo prato principal ou primo piato - massa, arroz ou sopa. O secondo piato é o prato principal de carne ou peixe com vegetais ou salada, os contorni.
Frutas, queijo ou doces vêm em seguida, com café - principalmente o expresso - e uma bebida digestiva como grappa ou amaro para finalizar a refeição.
Talvez Massimo Bottura seja o chef contemporâneo mais conhecido da Itália, mas é fundamental lembrar das tradições culinárias ligadas ao pão, ao vinho, a produção de azeites, trufas, cogumelos, massas e doces famosos em todo o mundo. Cada região tem as suas especialidades e elas estão totalmente relacionadas com o clima, o tipo de terreno e a cultura local.
Gastronomia
É uma das culinárias mais populares do mundo, com suas pizzas, massas, vinhos e outros tipos de preparações. Tanto ingredientes como pratos mudam de região para região do país. Existem diversos pratos regionais importantes que também assumiram caráter nacional, enquanto diversos pratos proliferaram, em diversas variantes, por todo o mundo. Queijo e vinho são uma parte importantíssima da cozinha do país.
Trajes
O estilo da moda tradicional da Itália tem um aspecto colono, com grande apelo à cultura e à personalidade do povo, um tipo de traje totalmente diferente daquele que é trabalhado pelas grandes marcas do design italiano moderno, com seus famosos e inovadores estilistas de Milão.


CURIOSIDADES:
10 MELHORES LUGARES PARA VISITAR EM ITÁLIA
https://www.youtube.com/watch?v=XnbvZ4kn_SM
AS PRAIAS MAIS BELAS
https://www.youtube.com/watch?v=zU26zu0AfnY
MELHORES UNIVERSIDADES
https://dicasdaitalia.com.br/italia-2/melhores-universidades-da-
FERIADOS
https://feriados.com.pt/feriados/italia/
50 factos e curiosidades sobre Itália
https://www.hotcourses.com.br/study-in-italy/city-focus/50-fatos-e-curiosidades-sobre-a-italia/
Fontes:
https://www.jornallivre.com.r/localizacao-geografica-da-italia/
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/roupas-tipicas-da-italia.html
https://www.eurodicas.com.br/clima-na-italia/
https://www.queroviajarmais.com/gastronomia-italiana-comer-regioes/
https://pesquisaitaliana.com.br/sistema-de-ensino-na-italia/
https://archtrends.com/blog/arquitetura-italiana/
https://www.grupoescolar.com/pesquisa/roupas-tipicas-da-italia.html