Marrocos
أهلا بك (sejam bem-vindos)
População , Área e Capital
- Marrocos tem uma população de mais de 33,8 milhões de pessoas e uma área de 446.550 quilómetros quadrados. A capital é Rabate e a maior cidade é Casablanca.


Bandeira

Localização e Fronteiras
- Marrocos é um país soberano localizado na região do Magrebe, no norte da África.São três os países que fazem fronteira com o território de Marrocos. São eles a Espanha (a norte), Argélia (a norte e leste) e Mauritânia (a sul e leste de Marrocos).


Geografia
- Localizado no Magrebe, o reino de Marrocos é banhado pelo oceano Atlântico a oeste, e pelo mar Mediterrâneo a norte,
- Marrocos caracteriza-se por ser um país montanhoso, destacando-se quatro grandes cadeias montanhosas: o Rife,o Médio Atlas, o Alto Atlas e o Anti-Atlas.
Clima
- O clima mediterrâneo do país é semelhante ao do sul da Califórnia, com exuberantes florestas nas cadeias de montanhas do norte e centro do país, dando lugar a condições secas e desérticas no interior do sudeste. As planícies costeiras experimentam temperaturas notavelmente moderadas mesmo no verão, devido ao efeito da Corrente das Canárias na sua costa atlântica.
Idioma
- As línguas oficiais de Marrocos são o árabe e o berbere. O francês é amplamente utilizado em instituições governamentais, media, grandes empresas, comércio internacional com países francófonos .Cerca de 5 milhões de marroquinos falam espanhol, que é falado especialmente nas regiões do norte, visto que a Espanha ocupou esses regiões no passado.
Educação
- A educação em Marrocos é gratuita e obrigatória através da escola primária. A taxa de alfabetização estimada em 2012 foi de 72%.Marrocos tem mais de quatro dezenas de universidades, institutos de ensino superior e politécnicos dispersos em centros urbanos em todo o país. As suas principais instituições incluem a Universidade Maomé V em Rabate, a maior universidade do país, com filiais em Casablanca e Fez; o Instituto Agronómico e Veterinário Haçane II, em Rabate, e a Universidade Al-Akhawayn em Ifrane, a primeira universidade de língua inglesa no Norte da África, inaugurada em 1995 com contribuições da Arábia Saudita e dos Estados Unidos.
Alimentação
- Em Marrocos usam-se muitas especiarias na cozinha como canela, cominhos, açafrão, gengibre, alho, pimenta, etc. Os pratos típicos, mais tradicionais e que se encontram sempre em qualquer lado são: tagine , kefta , harira , pastilla ,entre muitos mais.
Fauna de Marrocos
- Existem muitas outras espécies que habitam este país do norte da África. Algumas delas são: Gazela dama, Leão do atlas , lagarto de cauda espinhosa, dromedário, feneco .
Religião
O Islão é a religião de Marrocos, e seguida pela maioria do seu povo, mas podem seguir outra religião livremente. O Governo legislou que não é permitido que se mude de religião e principalmente não permite propaganda para que se altere a religião inicial.
O Islão frisa a questão de saber distinguir o bem do mal e de se tornarem pessoas melhores. O Ramadão ajuda nessa "caminhada" - no chamado Dia do Julgamento Final, todas as acções dessa pessoa são avaliadas. O Ramadão é a altura em que se faz jejum de dia e a purificação à noite.
Esta cultura religiosa é seguida em Marrocos, sendo um dos cinco pilares do Islão, que envolve também a ajuda aos mais pobres. Muito são os restaurantes que fecham à hora de almoço durante o Ramadão - nas áreas mais turísticas não fecham. Devemos evitar comer na rua durante essa altura de jejum.
Claro que é um país onde a religião tem uma grande importância. As mesquitas são locais sagrados e os não muçulmanos não podem lá entrar. Mas, de resto, todos os outros monumentos estão abertos aos turistas.
Artesanato Marroquino
A cultura marroquina é também transposta para o artesanato. Dentro dos mercados e souks das medinas, os artesãos podem estar a trabalhar mesmo à nossa frente: o couro, os metais, a joalharia e pode inclusive ir assistir ao tratamento dos curtumes.
Faz parte da cultura marroquina negociar. O que quer que queiramos comprar, devemos estar preparados para negociar. Sempre muito simpáticos, os comerciantes marroquinos começam a negociação sempre com valores elevados para manter a conversa.
Devemos começar por propor um valor baixo e dizer sempre que é muito caro o que oferecerem. Claro que tem de ser correcto na negociação e não devemos insistir num valor ridículo por uma peça que sabemos que vale mais. Eles vão sempre pedir muito, devemos tentar chegar a um meio termo. Se não estivermos com disposição para negociar, não devemos ir aos souks.
Trajes típicos de Marrocos
Hino de Marrocos
Futebol
Alguns sites com algumas curiosidades e coisas para saber mais sobre Marrocos :
Video de Marrocos
Fontes:
https://www.marrocos.com/arte/jogadores-futebol-marroquinos/
https://www.tudosobremarrakech.com/idioma
https://www.tempodeviajar.com/clima-em-marrocos-e-quando-ir/
https://www.easyexpat.com/pt/guides/morocco/casablanca/escola/sistema-educativo.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Marrocos
https://slaviantours.com/blog/22-curiosidades-e-dicas-sobre-o-marrocos/