RÚSSIA


Добро пожаловать 

CULTURA SUPERFICIAL


Áreas,Fronteiras,População

A Rússia, oficialmente, Federação Russa,tem 17 075 400 km2, é o país com maior área do planeta. É também o nono país mais populoso, com 142 milhões de habitantes.Faz fronteira com 14 países: a Noruega, Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Bielorrússia, Polónia, Ucrânia, Geórgia, Azerbaijão, Cazaquistão, República Popular da China, Mongólia e Coreia do Norte .

A capital deste país é Moscovo, tal como a cidade mais populosa.O rublo, é a moeda da Federação Russa e Bielorrússia (e antigamente da União Soviética e do Império Russo). Um rublo é dividido em 100 kopeks ou copeques.

Língua

Os 160 grupos étnicos da Rússia falam cerca de 100 idiomas. De acordo com o censo de 2002, 142,6 milhões de pessoas falam russo, seguido pelo tártaro com 5,3 milhões e pelo ucraniano, com 1,8 milhões de falantes. O russo é a única língua oficial, mas a Constituição dá às repúblicas o direito de fazer a sua língua nativa cooficial, ao lado do idioma russo.

Geografia

A Rússia é um país que se estende por grande parte do norte da Eurásia. Composto por grande parte da Europa oriental e do norte da Ásia, é o maior país do mundo em área territorial. Devido ao seu tamanho, a Rússia exibe uma grande diversidade biológica e  geográfica. Tal como acontece com a sua topografia, os climas, vegetação e solos abrangem vastas distâncias.

O clima na Rússia é muito variado. Por exemplo, no verão, vai desde os 25ºC até às temperaturas extremamente altas, como 45º, e no inverno é precisamente o oposto, pode chegar aos -40ºC/-50ºC na Sibéria e nas regiões mais quentes chegam aos -8ºC.

Governo e Educação

 O governo russo é uma República semipresidencialista. Tem como presidente Vladimir Putin, cujo além de ex-agente do KGB no departamento exterior e chefe dos serviços secretos soviético e russo, KGB e FSB, respetivamente. Putin assumiu a presidência da Rússia desde 2012, além de ter sido primeiro-ministro em duas oportunidades, a primeira entre 1999 e 2000 e a segunda entre 2008 e 2012.

Em termos de educação, a Rússia possui um dos níveis mais baixos de analfabetismo mais baixos do mundo -apenas 0,6%.Ou em termos de alfabetização,99,4% da população sabe ler e escrever. As escolas na Rússia são muito prestigiadas, visto que em termos de tecnologias está muito avançada.

Artesanato e Culinária

O artesanato é muito importante e valorizado na Rússia. É um aspeto de cultura russa muito significativo,como por exemplo os Matrioskas.

MATRIOSKA
MATRIOSKA

A culinária russa usa muitos peixes, aves,cogumelos, frutos e mel. A cozinha russa é bem diferenciada da que costumamos consumir aqui em Portugal. É uma cozinha simples e saudável, sem sofisticação, em que o sabor agridoce predomina. Devido à vastidão do seu território e à multiplicidade étnica, os pratos da Rússia variam em cada região.

Trajes 

O guarda-roupa russo mudou muito desde os tempos antigos, mas alguns itens básicos ainda estão em voga.


CULTURA PROFUNDA

A Violência urbana

Basicamente, a Rússia é um país extremamente seguro para turistas. Segundo o último relatório da ONU para análise de crimes, a Rússia apresenta quase 50% a menos de crimes (roubos, furtos, homicídios e latrocínios) e quase três vezes menos homicídios que o Brasil, por exemplo. Uma preocupação crescente na Rússia é com o crime cibernético. Deve-se evitar conectar a redes wi-fi públicas ou desprotegidas, uso de caixas electrónicas em lugares desconhecidos e mesmo evitar o uso de cartões de crédito em transações sem senha. Dentre as principais queixas estão:

  • carteiristas, sobretudo nos metros sobrelotados e em grandes aglomerações;
  • Golpes e encenações de rua;
  • Ataques de gangues;
  • Crimes de xenofobia (geralmente restritos à periferia das grandes cidades);
  • Crimes decorrentes do uso excessivo de álcool ou drogas;
  • Crimes envolvendo simulações de acidentes de trânsito.

Medo do terrorismo

Embora a Rússia seja um país com um elevado nível de segurança, uma polícia extremamente proativa e bem preparada, o país ainda é alvo de muitas ações de grupos terroristas. Grupos do Cáucaso Norte e do Oriente Médio, como o ISIS, declararam guerra ao país. Por isso, os relatórios da ONU, dos Estados Unidos e da União Europeia ainda consideram o país um potencial alvo terrorista, com alto risco de ataques. O último ataque aconteceu em abril de 2017, quando duas explosões mataram dez pessoas e feriram dezenas no metro de São Petersburgo. 

SUPERSTIÇÕES E TRADIÇÕES NO DIA A DIA 

Desde pequenas coisas, como nunca apertar as mãos sem cruzar a porta, até coisas mais óbvias, como evitar falar de política, conviver com russos pode exigir algum treino.

Óbvio que, como turista, deslizes devem ser tolerados. Mas é sempre importante mostrar algum conhecimento da cultura e das tradições locais. Preparamos uma lista com os principais "rituais" para estadia de um turista ser um completo sucesso. Leia abaixo, decore, vista-se muito bem e nunca esqueça as garrafas vazias na mesa.


  • Devemos sempre apertar as mãos, chegando ou saindo (As mulheres, porém, evitam este contato)
  • Devemos sempre entrar antes de apertar as mãos: nunca ficar na porta - Apertar as mãos enquanto estamos fora e o seu anfitrião está dentro de casa é sinal de má sorte. Ou você entra, ou ele sai.
  • Devemos sempre tirar as luvas antes de apertar as mãos - Apertar as mãos de luvas é extremamente desrespeitoso. As luvas evitam o contato das mãos, indispensável para o estabelecimento da confiança. Mesmo quando está muito frio, tiram-se as luvas.
  • Devemos sempre dizer adeus a todos antes de sair - Deixar um local sem anúncio é extremamente mal visto.
  • Devemos sempre tire os sapatos ao entrar na casa de alguém - Devido ao inverno e à poluição, as ruas na Rússia são muito sujas. O metro, os autocarros, também. Por outro lado, os russos são extremamente preocupados com a limpeza nas suas casas. Ao chegar a casa de alguém, tire os seus sapatos na entrada. Coloque as pantufas. E cuidado com os odores desagradáveis dos pés...
  • Devemos sempre colocar o dinheiro na mesa/prateleira. Nunca devemos entregar na mão de ninguém - O dinheiro é sujo. E, segundo a superstição, colocar dinheiro na mão de alguém vai fazer com que essa pessoa fique mais pobre. Logo, deve colocar o dinheiro na mesa, na bancada, na cadeira, em qualquer lugar, e avise. Jamais na mão das pessoas.
  • Nunca coloque garrafas vazias na mesa. Ponha-as no chão - Muito, mas MUITO importante: garrafas vazias na mesa vão deixar as pessoas pobres, trazer má sorte ou simplesmente fazer com que a vodka desapareça. Logo, se bebemos algo e esvaziamos a garrafa? temos de a por no chão. Isso é válido para vodka, refrigerante, chá, vinho...
  • Nunca deseje feliz aniversário a alguém adiantado - Aniversário, na Rússia, é algo MUITO importante. E muito pessoal. Jamais dê parabéns antes da data - se o fizerestá desejando azar, muito azar, para o aniversariante. E, provavelmente, levará um raspanete e um pedido de "retire". Evite também simplesmente dar "parabéns" ou "feliz aniversário". Parabéns, na Rússia, merece algo mais elaborado, mais pessoal. Se você não puder estar perto, ligue. Mensagens por redes sociais, só se você não for próximo. Ignorar a data é algo que magoa os russos.
  • Evite demonstração excessiva de emoções - Russos são contidos. Rir sem necessidade, riso nervoso, ou aquela risadinha após falar algo mais duro são interpretados como fraqueza ou personalidade tola. Por vezes, pode ser visto ainda como estar ridicularizando alguém - nesse caso, a risada é sempre seguida de uma pergunta ríspida "Do que você está rindo?". Há um ditado russo que diz "rir sem motivo é a característica de um bobo".
  • Piadas ou brincadeiras sobre família - Russos adoram piadas. Contar uma "aniekdót" é praticamente uma arte na Rússia. Todos têm seu arsenal próprio, só comparável aos brindes. Porém, brincar com a família, especificamente com mães e pais, nunca acaba bem. Mesmo piadas sobre mães nunca são bem vistas. Evite.
  • É melhor vestir-se bem demais do que parecer casual - Russos são conhecidos por vestirem-se bem. Muito bem. Sempre acima da necessidade da ocasião. Vai passear na rua? Vista-se bem. Vai a um encontro? Vista-se bem. Vai a algum evento? Vista-se muito bem. Esqueça o jeans + camisola + ténis. Use o que você tem de melhor e mais estiloso. Vestidos elegantes, marcas, gravatas, ternos, e muito, muito couro. Sempre brilhante! Sapatos sujos são o fim para o russo.
  • Jamais dê carteiras ou mochilas vazias - Sempre que for dar um presente para alguém, ele precisa de ter algo dentro. Dar algo vazio é sinal de péssima sorte - diz a superstição que o beneficiado ficará pobre após um presente desses. 
  • Jamais mostre as solas do seu pé ou sapato (por isso, evite cruzar as pernas - Russas evitam ao máximo cruzar as pernas. Russos, então, jamais. O motivo disso é que mostrar a sola do pé/sapato é extremamente mal visto. Trata-se da parte mais suja do corpo. Logo, evite.
  • Nunca lamba a faca - Isso deve ser evitado a todo custo. É muito comum no Brasil, sobretudo quando se come doces. Na Rússia, isso é um gesto selvagem que é acompanhado de uma cara de reprovação.
  • Nunca visite alguém, em qualquer circunstância, sem levar um presente - Se você foi convidado para a casa de alguém, seja uma visita informal ou um casamento, você é muito importante. Logo, leve um presente. E deve ter cuidado com o presente! Os russos preparam as suas casas muito bem para os visitantes, servem o que têm de melhor e não medem esforços para que você fique satisfeito. Se não tiver presente, compre pelo caminho. Ou invente uma boa desculpa para não ter. E na casa de um russo, evite dizer que gostou de algo. A tradição manda que ele lhe ofereça. E não aceite presentes a não ser que realmente goste. E, se aceitar, devolva o favor. Presenteie também.
  • Nunca se sente no canto da mesa - É simples: quem senta no canto da mesa não vai encontrar um amor por sete anos. E, se estiver comprometido, prepare-se: o fim está próximo.
  • Nunca recuse um brinde -  os Russos levam a sério o evento "beber". Se alguém se levantou para fazer um brinde, levante-se também e erga seu copo. Espere até o sujeito acabar e beba. Nunca erga o seu copo e não beba tudo, no caso de vodka. E nunca coloque o copo na mesa sem beber. Os Russos não brindam com "Nazdaróvie", ao contrário do que se diz. É até um pouco ofensivo e constrangedor. Procure decorar algo mais pessoal, dedicar o brinde ou fazê-lo a Deus. Caso faça o brinde em inglês ou em português, peça licença ao anfitrião. Os brindes costumam ser longos e emocionantes. Entre no clima!
  • Evite falar de política - Críticas ao governo russo, ao posicionamento do país, a aspetos da II Guerra Mundial, Tchetchénia, Afeganistão e, sobretudo, Ucrânia, devem ser evitados. Russos são muito patriotas e você pode acabar expulso. O mesmo é válido para críticas ao presidente Vladimir Putin. Confundir línguas de países vizinhos, ou mesmo dizer que "russo e ucraniano" são a mesma coisa, são extremamente deselegantes. Evite.
  • Nunca assobie dentro de casa. Ou dentro de qualquer lugar - É uma superstição muito profunda na Rússia. Assobiar dentro de casa, no shopping, no mercado, em qualquer lugar, vai levar a olhares de reprovação. A superstição diz que isso afasta o dinheiro de quem assobia e do anfitrião. Ou seja, bico calado.
  • Evite ficar em bares sem consumir.
  • Jamais deixe uma mulher carregar algo pesado e nunca deixe de ser cortês com idosos.
  • Homens russos não costumam comer doces (chocolates, gomas) e saladas.




Saber mais...

Saber nunca é demais,por isso, carregando nos links seguintes pode ver o top 10 sítios, comidas típicas e universidades russas.

TOP 12 -SITIOS NA RUSSIA ONDE IR 

LUGARES INTERESSANTES PARA SE IR NA RUSSIA

TOP 10-UNIVERSIDADES RUSSAS PRESTIGIADAS

UNIVERSIDADES

CURIOSIDADES DA LÍNGUA RUSSA

  • 33 letras: 21 consoantes, 11 vogais e 2 letras sem som (o sinal «ъ» e o sinal fraco «ь»). Em princípio, não é um alfabeto especialmente complicado, no entanto, como o seu alfabeto é tão diferente do nosso, não podemos dizer que é o mais simples. 
  • O verbo ter em russo é um caso um pouco peculiar. Sim, existe. E sim, é conjugado da mesma maneira que o resto dos verbos russos. Onde está a sua «peculiaridade» então? Bem, mal é usado. Além do mais, poderíamos dizer que não tem sentido coloquial em russo. Se alguém quiser deixar claro que possui uma casa, não dirá «tenho uma casa», mas «é uma casa para mim». 
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora