TAILÂNDIA
Localização Geográfica
A Tailândia é um país do Sudeste Asiático na Indochina, tem como capital Bangkok. Faz fronteira com o Mianmar, Laos, Cambodja e Malásia. Sua elevação média é de 287 metros, com o seu ponto mais baixo sendo o golfo da Tailândia que está ao nível do mar e o mais alto sendo Doi Inthanon com 2 565 metros.
Clima
O seu clima é de monção sudoeste chuvosa, quente e nublada (meados de maio a setembro); seco, frio e de monção nordeste (novembro a meados de março) e o seu istmo do Sul é sempre quente e húmido. O seu terreno é formado por uma planície central, o planalto de Corate no leste e montanhas nos demais locais.
Agricultura
Segundo estimativas de 2011, possui 41,2% do seu território agricultável, sendo 30,8% terras aráveis, 8,8% de colheitas permanentes e 1,6% de pasto permanente. Seu território, em 2011, ainda era coberto em 37,2% por florestas e os restantes 21,6% tinham outros usos. Irriga-se, para tais fins, 64 150 quilómetros quadrados (estimativa de 2012). Entre os recursos naturais disponíveis há estanho, borracha, gás natural, tungsténio, tântalo, madeira, chumbo, peixe, gesso, lignito e fluorite.
Área e população
Com uma área de 513 120
quilómetros quadrados, dos quais 510 890 são terra e 2 230 são água, bem como 3
219 quilómetros de zona costeira.
Segundo o censo de 2018, tinha 68 615 858 habitantes, 97,6% tailandeses, 1,3% birmaneses e os demais 1,1% não especificados. Segundo estimativas de 2010, se fala 90,7% o tailandês e os restantes 6,4% são outros línguas, inclusive o malaio e o birmanês.
Educação
A Educação na Tailândia é fornecida principalmente pelo governo tailandês, através do Ministério da Educação. O ensino escolar consiste desde a pré-escola até ao ensino secundário. A educação básica gratuita é de doze anos, sendo garantida pela constituição, e um mínimo de nove anos de frequência à escola é obrigatória.
A educação formal é composta por, pelo menos, doze anos de educação básica e ensino superior. A educação básica está dividida em seis anos do ensino primário e seis anos de ensino secundário, sendo este último subdividido em três anos de níveis mais baixos e secundário. Níveis de jardim de infância de educação pré-escolar, que também faz parte do nível de educação básica, abrangem entre 2 e 3 anos, dependendo da localidade, e são variavelmente fornecidas pelo governo. A educação não formal também é tolerada pelo Estado. Escolas independentes contribuem significativamente para a estrutura de educação geral tailandesa.
Religião
A Tailândia não possui religião oficial e a Constituição tailandesa garante a liberdade religiosa para todos os cidadãos tailandeses, embora o rei é exigido por lei para ser Budista Teravada. A principal religião praticada na Tailândia é o budismo, mas há uma tendência forte do hinduísmo com a sua distinta classe sacerdotal. A grande população de origem chinesa também pratica religiões populares chinesas, incluindo o taoísmo. O I-Kuan Tao espalhou-se na Tailândia em 1970 e tem crescido muito nas últimas décadas, entrando em conflito com o budismo. É significativa a população muçulmana, na sua maioria constituída por Tais-malaios, estando presente especialmente na região sul. O cristianismo está presente, embora em minoria.
Cultura
A cultura da Tailândia incorpora credos culturais e características indígenas da área conhecida na atualidade como Tailândia, assim como regiões da Índia, China e Cambodja, junto com culturas pré-históricas próximas do sudeste asiático. É influenciada principalmente pelo Animismo, Hinduísmo e Budismo.
No setor da cultura destacam-se a etiqueta, o casamento, a culinária e os feriados.
- Etiqueta
A etiqueta local indica que é considerado rude tocar na cabeça de uma pessoa ou apontar uma pessoa ou a imagem de buda. Demonstrar muita emoção em público é considerado impróprio. Um dos gestos mais tradicionais é o Wai, usado em saudações, despedidas ou como um reconhecimento, que vem em muitas formas, refletindo o estado relativo dos envolvidos. O arroz é o principal ingrediente da culinária embora seja de consistência diferentes no sul e norte. Temperos também possuem variação por região. Peixes e moluscos também são comuns e doces são consumidos como aperitivos.
- Casamento
O casamento tailandês consiste em duas partes: a legal e a cerimonial. Elas são realizadas separadamente. Casamentos arranjados, prometidos ou combinados ainda são comuns.
- Culinária
A culinária da Tailândia é famosa por misturar quatro sabores fundamentais: doce, picante, ácido e salgado. Alguns pratos tailandeses tentam cozinhar muitos ou todos estes sabores. Para alcançá-los usam-se muitas ervas, especiarias e frutas.
- Feriados
Os principais feriados são associados às religiões. Outras datas seculares incluem:
- dia 6 de abril - comemoração da fundação da Dinastia Chakri
- 23 de outubro - falecimento do rei Chulalongkorn
- 12 de agosto - aniversário da atual rainha Sirikit
- 5 de dezembro - aniversário do atual rei Bhumibol Adulyadej
Outros feriados importantes da cultura tailandesa incluem o Ano Novo Tailandês, ou Songkran, que é oficialmente celebrado do dia 13 até dia 15 de abril de cada ano.
O Dia Nacional do Elefante é um feriado que acontece no dia 13 de março de cada ano e que comemora o grande significado cultural e histórico do elefante na Tailândia.
Turismo
Viajar pelo mundo é o grande sonho e objetivo de grande parte da população mundial, afinal, não é preciso um motivo para viajar além de conhecer novas pessoas e lugares, que sempre é uma atividade muito prazerosa e possibilita experiências únicas e especiais.
É quase instantâneo associar a Tailândia aos templos majestosos, às praias paradisíacas e às paisagens naturais.